quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Trabalho Interdisciplinar Dirigido

Este trabalho foi desenvolvido numa organização especializada em educação infantil e ensino fundamental. Este tipo de educação se preocupa com o desenvolvimento inicial de crianças.
O aluno é estimulado a ser o verdadeiro artífice do processo de construção do seu conhecimento, em contato com os objetos que favoreçam a aprendizagem, favorecendo o cooperativismo e uma maior compreensão do meio social, o inserindo numa sociedade de valores, culturas, crenças e regras diversificadas e universais.
O professor, exercendo a sua função de condutor do processo de aprendizagem, oferece a informação indispensável para que as crianças, através de suas próprias estratégias, se descubram possuidoras de habilidades artísticas, esportivas, intelectuais e expressivas que formarão a base para o desenvolvimento das capacidades intelectuais. A escola de hoje está, sempre, se transformando, se adequando a um contexto educacional voltado para os verdadeiros interesses de nossa sociedade e cultura.
Buscamos uma reflexão a respeito da organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental. Assim, percebemos a importância de investigar e discutir de que maneira o professor, que está à frente desse processo, vem conduzindo e direcionando sua prática pedagógica.

JUSTIFICATIVA

Ainda é conflitante, até entre os especialistas, o posicionamento com relação à presença de conteúdos e metodologias na escola infantil. Por um lado, defende-se a função educativa ou pedagógica, com especificidades próprias, por outro, evidencia-se uma preocupação com a escolarização do ensino infantil. Poucos pesquisadores aventuraram-se a analisar variáveis, que possam estar interferindo em diferentes aspectos do ensino de crianças de zero a seis anos de idade nas áreas de conhecimento. Juntamente com a meta de proporcionar o acesso ao conhecimento sistematizado às crianças, é necessário que o professor compreenda esse conhecimento enquanto cultura, posto que, é uma atividade humana construída sócio-historicamente. Devido aos avanços tecnológicos, que vem crescendo de forma demasiada, exigindo portando que os espaços escolares, tenham estruturas adequadas as necessidades de seus alunos, para uma prática pedagógica nivelada a essas mudanças, esse estudo tem grande importância para a sociedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir desse trabalho pode-se constatar o quanto é importante a atuação do profissional de pedagogia na educação infantil e o quanto podemos contribuir para o futuro das crianças. Foi verificado também que a escola Pimpolho recebe as crianças com grande empenho, auxiliando o desenvolvimento pessoal com autonomia, auto-estima e promovendo relações sociais e individuais.
Outro fator a salientar é a forma com o qual as professoras consideram o desenvolvimento do processo educativo. Era notável salientar que nas atividades com as crianças e o relacionamento escola x família havia afeição de amizade e de respeito ao outro.
Desta forma conclui-se que o processo educativo requer um olhar, mas amplo, não basta apenas orientar, formar. O caminho da educação precisa envolver o outro para que se torne capaz de reconhecer-se como sujeito ativo, participativo e consciente.




Um comentário:

  1. Best eCOGRA Sportsbook Review & Welcome Bonus 2021 - CA
    Looking for an eCOGRA Sportsbook Bonus? gri-go.com At this 출장샵 eCOGRA jancasino Sportsbook review, we're talking about a variety ford escape titanium of ECCOGRA https://deccasino.com/review/merit-casino/ sportsbook promotions.

    ResponderExcluir