segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ARTIGO SOBRE MULTIMÍDIA E EDUCAÇÃO


Multimídia e Educação: a tecnologia ajuda na educação?


O mundo passa, hoje, por processo cada vez mais rápido de globalização e desenvolvimento no que diz respeito à tecnologia. Aplicada aos diversos setores e áreas, a tecnologia, contribui pra o bom funcionamento de sistemas e a obtenção de resultados precisos e rápidos. Se ela é tão eficiente e usada de forma correta é um ótimo instrumento de desenvolvimento, por que não aplicá-la à educação?

Há quem pense que a tecnologia diminui a oportunidade de empregos, no caso da educação, os professores ficariam numa péssima situação. Outras pessoas acham que a modernização no ensino torna os alunos e professores cômodos. Mas, na verdade, esses recursos multimídia auxiliam no ambiente escolar, proporcionando aos alunos e professores, aulas mais interessantes e produtivas.

A palavra “multimídia” nos leva a pensar, imediatamente, em “computador” e “sistemas”, mas não é apenas isso. Multimídia é o conjunto dos diferentes tipos de recursos: áudio, vídeo, som, gráficos, imagens, textos, animação, etc., que podem ser usados de diversas formas e em diversas situações. As aulas com recursos como esses fluem de forma interativa, os assuntos são passados, aproximando os alunos do mundo digital e virtual. Deixa de ser algo ultrapassado, o uso do quadro negro, e dá espaço aos slides, vídeos, animações, e isso prende a atenção dos aprendizes.

Os recursos multimídia apenas contribuíram, positivamente, apara a educação. É bem verdade que os professores devem ser orientados e orientar corretamente os seus alunos para evitar o mau uso desses recursos, como por exemplo, o uso do “Ctrl+C / Ctrl+V” utilizado pelos alunos na elaboração de trabalhos escolares, por ser mais prático e fácil, os textos prontos são retirados da internet e colados nos trabalhos. Apesar dos pontos negativos, a multimídia enriquece a educação.


Por: Darilêde Oliveira, Maritense Vale, Priscilla Lemos e Roseli Pestana

3 comentários: